Neste sábado, 25 de maio de 2024, o Curso de Pesquisa e Extensão FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA “TIMOCRACIA: O HOMEM BELECISTA” encerrou sua segunda e última etapa com a exibição do filme Amistad (direção de Stevven Spielberg. EUA, 1997), abordando o tema Escravidão e sua sobrevivência na contemporaneidade, tendo à mesa o Prof. Me. PAULO HENRIQUE COSTA MATTOS (UnirG), especialista em escravidão contemporânea, autor dos livros:
Agroescravidão: a degradação do humano e o avanço do agronegócio no Brasil contemporâneo,
A fronteira final: a globalização e a questão agrária no Brasil,
Vida vermelha: história da esquerda no Brasil: dos primeiros partidos à luta armada no Araguaia,
Tempo de não esquecer
Pesquisa em intervenção psicossociológica
Fragmentos de esperança
entre outros, incluindo poesias.
Em sua fala, Paulo pontuou a atualidade do filme do ponto de vista das guerras etnocidas sempre presentes na história e das mazelas sociais, sobretudo no Ocidente, em decorrência da escravidão. Tendo como referência o sociólogo e filósofo Paul Gilroy, tratou do aspecto da dupla consciência com que é tratado o drama do escravismo, apontando inclusive exemplos do próprio filme, centrado na perspectiva de atores brancos, ainda que fosse para defender a liberdade de réus sequestrados e rebelados diante do fato de terem sido apanhados, em sua terra, como mercadoria gratuita para o trabalho colonial.
O encontro, realizado na noite de sábado, teve poucos participantes, porém atentos, dado que o filme é um longametragem de mais de duas horas. O encontro terminou às 23 horas. Aos que compareceram a equipe deixa seu agradecimento.
Com este encontro, o Projeto, que visou abordar temáticas de guerra e direitos humanos, se encerra.
A todos aqueles que compareceram nos encontros, integral ou parcialmente, nosso profundo agradecimento.
Autor: Paul Gilroy, Achille Mbembe, Laurentino Gomes.
Mesa: Prof. Me. Paulo Henrique Costa Mattos (UnirG)