om a apresentação do filme O Nome da Morte, recomeçou neste sábado (12/09), o Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema, realizado pela Apug, em parceria com os cursos de Pedagogia, Letras, Direito e Psicologia da Universidade Unirg de Gurupi.
Devido a pandemia do coronavírus, os encontros programados para todo o segundo semestre de 2020 acontecerão pelo sistema remoto, via Google Meet e serão nas noites de sábados, com exceção do dia 30 de outubro, que será em uma sexta-feira e acorrerá dentro da 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, no período de 28 a 30 de outubro, também de forma remota.
Na primeira edição participaram 26 pessoas, e logo após a abertura feita pelo coordenador geral e idealizador projeto, prof. José Carlos de Freitas, os demais coordenadores se manifestaram e o presidente da Apug, deu boas vindas aos presentes, ressaltando com bastante otimismo, da possibilidade, se for liberado pelas condições sanitárias em dezembro, de fazer o encerramento de forma presencial. “Mas claro, tudo depende de como estiver a situação da pandemia até lá” esclareceu o professor Gilberto Correia.
Neste primeiro encontro, o filme apresentado descreve a história real de Júlio Santana, homem que matou 492 pessoas e que foi registrado no livro homônimo do autor Klester Cavalcanti. A narrativa segue desde a adolescência até o ano de 2006, quando resolve largar tudo e viver anonimamente no Tocantins, conforme relato do livro e do próprio filme.
Após a exibição do filme, aconteceu rodada de debates do tema principal do encontro “Grilagem, pistolagem e apropriação territorial”, tendo à mesa os professores Gilberto Correia, Paulo Henrique Costa Mattos e Rafael Oliveira, além da participação dos ouvintes. A próxima edição acontece no dia 26 de setembro, quando o tema será Pandemia e Comunidades Tradicionais” e dois documentários serão exibidos, retratando a situação indígena diante da situação: “Povos Indígenas e a Pandemia do Coronavírus” e “Povos Indígenas e a Covid 19”, os dois com 28 minutos cada.
O tema central do Curso de Extensão Filosofia, Literatura e Cinema: “Nortidades Brasileiras”, vai enfocar em cada encontro situações a ações envolvendo temáticas da Região Norte do Brasil. O projeto iniciado em 2010, vai ter este ano uma edição em livro, com artigos de pessoas que coordenam ou que participaram das muitas edições do Filosofia e Cinema e está previsto para ser lançado no final do ano.
Reportagem de Gilberto Correia da Silva: