FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA 2021-01 VI Encontro

O Curso de Extensão Filosofia, Cinema e Cinema, oferecido pela seção sindical Apug-Ssind e os Cursos de Educação Física, Direito, Letras, Pedagogia e Psicologia da Universidade Unirg fechou mais uma edição semestral e a sexta e última etapa de 2021/1 do Tema Central Nortidades Brasileiras, que será debatido até o final de 2022.

Nesta última edição, realizada no último sábado (05 de junho) foi exibido o filme “Araguaia: Campo Sagrado”, de Evandro Medeiros, produzido em 2011, que aborda a guerrilha do Araguaia a partir de narrativas de camponeses que testemunharam tal episódio histórico ou que tiveram familiares presos e torturados pelo exército brasileiro, sob acusação de serem cúmplices dos guerrilheiros. O filme apresenta relatos sobre os fatos e suas consequências em suas histórias de vida.

Na mesa, sob a mediação da professora Edna Pinho e Paulo Henrique Costa Mattos, ambos da Universidade Unirg, que também fazem parte da equipe de coordenação do Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema, também participaram o diretor do filme e professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Evandro Medeiros, a pedagoga Marilda Costa Araújo e o jornalista, historiador e escritor goiano, Renato Dias, com vários livros publicados sobre a ditadura militar.

QUINTO ENCONTRO

O tema Ditadura Militar na Região Norte, também foi debatido no quinto encontro do semestre, realizado no dia 29 de maio. O professor Evandro Medeiros também esteve na mesa de debates, juntamente com a professora Luiza Helena Oliveira da Silva, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína, no norte do Estado, que além de suas pesquisas em semiótica aplicada ao ensino, desenvolve trabalhos relacionados a literatura produzida sobre a ditadura no Brasil e sobre a Guerrilha do Araguaia.

O quinto encontro foi coordenado pelo professor de filosofia da Universidade Unirg de Gurupi, Rafael Oliveira Silva, que também faz parte da equipe de coordenação do projeto. O filme exibido foi “Labirinto de Papel”, um curta metragem resultado do projeto Memória, Verdade e Justiça no Tocantins, do Centro de Direitos Humanos de Palmas, realizado com recurso do edital Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, em 2014.

Histórico

O Curso de Extensão FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA, com 12 anos de duração, idealizado pelo professor José Carlos de Freitas, quando presidiu da seção sindical Apug-Ssind entre 2011 a 2013, está abordando até dezembro de 2022, temáticas da Região Norte do Brasil e, por isto, subintitula-se NORTIDADES BRASILEIRAS. Em cada semestre, o participante receberá um Certificado de 30 horas que poderão ser contabilizadas por acadêmicos e alunos do Ensino Médio como Atividades Extracurriculares, além, é claro, de cumprir sua finalidade principal: a de possibilitar reflexões através da Arte.

Cada Etapa é composta de SEIS ENCONTROS, seguindo a metodologia: 1) Apresentação das credenciais do filme; 2) Assistência ao filme; 3) Mesa de falas composta de três ou mais professores da UnirG e de outras IES e convidados especiais; 4) Debate livre. Como está sendo realizado remotamente, devido a pandemia, o número de vagas ofertadas são ilimitadas, conforme o limite de participação no MEET.

Já passaram pelo Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema, em seus 12 anos de existência, mais de 1200 pessoas, entre acadêmicos, professores, alunos da Rede Pública do Estado e do Município, além de convidados que reforçaram e abrilhantaram os debates pós exibição.

No próximo semestre, a temática continuará sendo a mesma: Nortidades Brasileiras e a equipe de coordenadores irá se reunir para definir os temas, convidados e os filmes que serão exibidos nos seis encontros previstos de agosto a dezembro deste ano.

No encerramento de mais um semestre, o professor Joel Pinho – que juntamente com o professor Gilberto Correia, presidente da Apug – ficou responsável pela organização geral devido ao pedido de afastamento provisório do coordenador geral, professor José Carlos de Freitas, em virtude do seu doutorado, fez uma breve explanação e balanço dos encontros do semestre e o desafio de fazer a transição, neste semestre, da ampliação dos debatedores saindo do âmbito mais local e ampliando a participação de docentes e convidados de várias partes do Brasil.

Já o presidente da Apug, agradeceu a presença de todos e convidou antecipadamente para que todos estejamos juntos no próximo semestre, além de solicitar que os convidados já iniciem a confecção dos artigos referentes aos temas debatidos, para fazer parte do segundo livro de Memórias “A Filosofia e Literatura através do Cinema”, produzido pela Apug, que teve seu lançamento em 2020 com a publicação de 16 ensaios de professores e acadêmicos comprometidos com o Projeto do Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema.

FONTE: Ascom/ApugSsind