Na semana em que se comemora 133 anos da “Abolição da Escravatura” no Brasil, o tema “Trabalho Escravo na Região Norte”, será debatido no quarto encontro do Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema, promovido pela Apug-Ssind em parceria com os cursos de Educação Física, Psicologia, Letras, Pedagogia e Direito da Universidade Unirg. O tema também foi discutido no terceiro encontro e foi exibido o filme Pureza.
Na edição do sábado (15/05), será exibido o filme “Servidão”, do diretor Renato Barbieri, o mesmo que dirigiu Pureza e que também será mostrado como pré-estreia para debater a escravidão moderna que ainda envergonha nosso país. No trailer do filme o texto nos apresenta que: “O documentário Servidão é sobre o trabalho escravo contemporâneo com foco na Amazônia brasileira, ouviu trabalhadores rurais que foram escravizados em frentes de desmatamento no Norte do Brail e abolicionistas de diferentes vertentes. Embora as condições de trabalho análogas à de escravo sejam consideradas crime previsto pelo Código Penal Brasileiro, o regime da servidão é praticado no Brasil desde sempre, há cinco séculos. Com narrativa de Negra Li, “Servidão” é um contundente registro sobre uma das maiores mazelas do Brasil”.
Por conta da pandemia, o curso está sendo realizado online, pela plataforma google meet, que é disponibilizado nos banner’s de divulgação e estará aberto a partir das 19 horas do dia 15 de maio pela coordenação do curso. O encontro poderá ser ouvido pela rádio Apug pelo site www.apugssind.com.br, pelo aplicativo apug na Rádios Net ou ainda no youtube apug ssind e facebook apugssind. Por não ter sido lançado ainda, o filme “Servidão” será exibido internamente para os integrantes da sala e somente os debates posteriores serão exibidos ao vivo, em respeito ao pedido da direção e do filme e dos parceiros e empresas envolvidas para não prejudicar o lançamento de “Servidão”, da mesma forma que aconteceu com Pureza. Os dois filmes produzidos pela Gaya Filmes e dirigido por Renato Barbieri ainda não foram colocados no circuito comercial brasileiro e mundial. Mesmo assim “Servidão” já foi apresentado em 16 Festivais de Cinema no Brasil, Europa, Canadá e Estados Unidos, tendo sido premiado como melhor documentário longa metragem no 15th Trinidad + Tobago Film Festival.
A mesa será conduzida pelo professor Wirlley Quaresma (Unirg), tendo ainda como apoio, os professores Gilberto Correia da Silva e Joel Moisés Silva Pinho, que fazem parte da equipe da coordenação do curso de extensão.
Convidados:
Para debater o Trabalho Escravo na Região Norte foram convidados:
Xavier Plassat: agente da Comissão Pastoral da Terra Araguaia-Tocantins desde 1989; coordenador da Campanha nacional da CPT “De Olho Aberto para não Virar Escravo”. Membro da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo – CONATRAE, e da COETRAE-TO. Formado em Ciências políticas, Economia e Administração (Paris). Frade dominicano, com estudos de filosofia e teologia (Lyon). E, como gosta de se apresentar “Formado em revolução estudantil e mobilização popular pela Universidade das Ruas de Paris” (maio a julho de 1968).
Jônatas Andrade: juiz do trabalho, diretor de Direitos Humanos da Amatra 8- Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – Pará e Amapá8.
Vanilson Rodrigues Fernandes: juiz do Trabalho do TRT8; ex-Auditor Fiscal do Trabalho.; Mestre em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional e Graduado em Cinema e Audiovisual.
Renato Barbieri: cineasta, diretor e produtor do filme Pureza e do documentário Servidão. Sócio fundador da Gaya Filmes, que cria filmes e séries com olhar afiado para o nosso tempo desde 1992.
O Curso de Extensão FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA, com quase 12 anos de duração, está abordando até dezembro de 2022, temáticas da Região Norte do Brasil e, por isto, subintitula-se NORTIDADES BRASILEIRAS. Em cada semestre, o participante receberá um Certificado de 30 horas que poderão ser contabilizadas por acadêmicos e alunos do Ensino Médio como Atividades Extracurriculares, além, é claro, de cumprir sua finalidade principal: a de possibilitar reflexões através da Arte.
O Curso é destinado a qualquer pessoa da comunidade acadêmica e estudantil da cidade de Gurupi e cidades vizinhas ou de qualquer estado brasileiro. Quem estiver interessado, pode convidar companheiro ou companheira, filhos, amigos, pais para participar e debater a Filosofia na Literatura e no Cinema, por meio das exibições dos filmes temáticos.
Cada Etapa é composta de SEIS ENCONTROS, seguindo a metodologia: 1) Apresentação das credenciais do filme; 2) Assistência ao filme; 3) Mesa de falas composta de três ou mais professores da UnirG e de outras IES e convidados especiais; 4) Debate livre. Como está sendo realizado remotamente, devido a pandemia, o número de vagas ofertadas são ilimitadas, conforme o limite de participação no MEET.
Já passaram pelo Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema, mais de 1200 pessoas, entre acadêmicos, professores, alunos da Rede Pública do Estado e do Município, além de convidados que reforçaram e abrilhantaram os debates pós exibição.
FILME: SERVIDÃO
Direção Renato Barbieri, Neto Borges
Produtor Renato Barbieri
Roteiro Renato Barbieri
Narração Negra Li
Produção GAYA Filmes
Prêmios
– “Melhor Documentário Longa-Metragem” –