FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA 2021-01 II Encontro

A segunda edição do primeiro semestre de 2021 do Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema acontece neste sábado, 10 de abril, com o debate sobre o Rio Tocantins e as construções hidrelétricas que foram construídas ao longo do seu curso. Na abertura será exibido o documentário  Tocantins, rio afogado – Documentário sobre os impactos das hidrelétricas construídas ao longo do rio  – Direção de Hélio Brito e João Neiva, 2006).

O documentário mostra o rio Tocantins e as barragens construídas ao longo de seu curso, revela os diversos impactos ambientais e sociais causados pela construção desses projetos. Mostra o relato de várias pessoas que tiverem suas terras e casas inundadas, e que foram obrigadas a deixar para trás toda uma história e relação com o lugar do qual pertenciam.

Muitos tiveram suas vidas destruídas por terem que deixar o modo de viver que tinham e ir para cidade, passando a conviver com problemas que não tinham antes. Nos relatos das pessoas fica evidente o descompromisso e descaso dos empreendedores para reparar as famílias prejudicadas. O documentário deixa claro o nefasto processo de degradação socioambiental provocado pelas hidrelétricas do início ao fim.

Para debater importante tema foram convidados o cineasta, publicitário e diretor do filme, Hélio Brito, além dos professores Atamis Antonio Foschiera e Cirineu da Rocha, ambos da UFT e o professor Clerson Dalvani Reis, do IFTO. A mesa dos trabalhos será coordenada pela professora e uma das coordenadoras do projeto, Edna Pinho, com suporte dos professores e também coordenadores, Joel Pinho e Gilberto Correia.

O projeto existe há quase 12 anos, sendo o projeto de extensão com mais tempo de duração na parceria Apug/Unirg por meio dos cursos de Direito, Pedagogia, Letras, Educação Física e Psicologia, da Universidade Unirg. A etapa será ainda transmitida pela Rádio Apug, que pode ser acessada no site www.apugssind.com.br e no aplicativo Apug no GooglePlay.

O evento será todo remoto, devido a pandemia, a partir das 19h30min, via Google Meet. O link será enviado antecipadamente e novas inscrições poderão ser feitas no site www.apugssind.com.br e ww.lapisvia.com.br, no final da matéria.

O Curso de Extensão FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA, está abordando até dezembro de 2022, temáticas da Região Norte do Brasil e, por isto, subintitula-se NORTIDADES BRASILEIRAS. Em cada semestre, o participante receberá um Certificado de 30 horas que poderão ser contabilizadas por acadêmicos e alunos do Ensino Médio como Atividades Extracurriculares, além, é claro, de cumprir sua finalidade principal: a de possibilitar reflexões através da Arte.

O Curso é destinado a qualquer pessoa da comunidade acadêmica e estudantil da cidade de Gurupi e cidades vizinhas. Quem estiver interessado, pode convidar companheiro ou companheira, filhos, amigos, pais para participar e debater a Filosofia na Literatura e no Cinema, por meio das exibições dos filmes temáticos.

Cada Etapa é composta de SEIS ENCONTROS, seguindo a metodologia: 1) Apresentação das credenciais do filme; 2) Assistência ao filme; 3) Mesa de falas composta de três ou mais professores da UnirG e de outras IES e convidados especiais; 4) Debate livre. Como está sendo realizado remotamente, devido a pandemia, o número de vagas ofertadas são ilimitadas, conforme o limite de participação no MEET.

Já passaram pelo Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema, mais de 1200 pessoas, entre acadêmicos, professores, alunos da Rede Pública do Estado e do Município, além de convidados que reforçaram e abrilhantaram os debates pós exibição.

Convidados:

Hélio Brito nasceu em Porto Nacional, passou a adolescência em Gurupi e a juventude em Goiânia. Voltou para o Tocantins em meados de 1990 para montar uma Produtora de Vídeos Publicitários, chamada ‘BemTVideo’. No final de 1979 iniciou suas primeiras produções: ‘Conceição My Love’ (1983), ‘Cinzas da Quarta-Feira’ (1984) e ‘Gurupi Or Not Gurupi’ (1986). Em 1986 foi um dos roteiristas do Documentário ‘Caminho das Onças’, dirigido por Sérgio Sanz. Nos últimos dez anos (2010/2020) produziu cinco novos trabalhos, sendo dois documentários e três ficções: ‘Padre João da Boa Vista’ (Doc, 2013, filmado em Tocantinópolis); ‘Araguaia Para Sempre’ (Doc, 2014, filmado em Goiás e Tocantins); ‘A Mala dos Peixes Graúdos’ (Ficção, 2015, filmado em Palmas, como episódio do longa-metragem ‘Palmas, Eu Gosto de Tu’); ‘Um Lagarto a Caminho do Bonfim’ (Ficção, 2013, filmado em Palmas); ‘A Massa Que Faz o Pão’ (Ficção, 2018, filmado em Porto Nacional).

Clerson Dalvani Reis: Consultor de engenharia na área ambiental e de infraestrutura. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e mestrado em iente e Estratégia Nacional pela Fundação Universidade Federal do Tocantins, Especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos Públicos pela Faculdade Albert Einstein de Brasília. Atualmente é professor no curso de engenharia civil do IFTO e consultor.

Atamis Antonio Foschiera – Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista/Campus de Presidente Prudente/SP. Professor do Programa de Pós-Graduação e curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins/Campus de Porto Nacional. Pesquisa na área de Geografia Agrária, Geografia Regional, Geografia Econômica. Trabalha com temas que envolvem migração, produção familiar, expansão do agronegócio, movimentos sociais, globalização etc.

Cirineu da Rocha – Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. Especialização em Educação do Campo, Agroecologia e Questão Agrária na Amazônia, pela Universidade Federal do Pará. Especialização em Energia e Sociedade no Capitalismos Contemporâneo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou com o Movimento dos Atingidos por Barragems – MAB de 1999 a 2005 na Organização das famílias atingidas dos seguintes projetos de barragens: Lajeado, Peixe Angical, São Salvador e Estreito; Negociações de conflitos entre as famílias atingidas e as empresas construtoras das barragens, entre outras atividades.ual Paulista/Campus de Presidente Prudente/SP. Professor do Programa de Pós-Graduação e curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins/Campus de Porto Nacional. Pesquisa na área de Geografia Agrária, Geografia Regional, Geografia Econômica. Trabalha com temas que envolvem migração, produção familiar, expansão do agronegócio, movimentos sociais, globalização etc.

Fonte: Ascom/Apug