FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA 2021-01 I Encontro

 

O Projeto de Extensão FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA, edição 2021 acontecerá neste sábado, 20 de março, de forma remota, a partir das 19h30min, via Google Meet.

Neste primeiro encontro, serão exibidos o curta “A mão que amassa o pão”, direção de Hélio Brito e o documentário Caminho das Onças, direção de Sérgio Sanz. Nas duas películas, tem a presença do jornalista, publicitário e cineasta Marcelo Silva. Os dois tocantinenses – Hélio Brito e Marcelo Silva – são os convidados que vão debater a obra e a construção da rodovia Belém-Brasília e o movimento de ocupação da Região Norte do Brasil, que terá ainda na coordenação e condução dos trabalhos, os professores Gilberto Correia da Silva, Joel Moisés Silva Pinho e Paulo Henrique Costa Mattos. O link já está disponibilizado, mas será reenviado meia hora antes de cada encontro que começará sempre às 19h30min.

O projeto existe há quase 12 anos, sendo o projeto de extensão com mais tempo de duração na parceria Apug/Unirg por meio dos cursos de Direito, Pedagogia, Letras, Educação Física e Psicologia, da Universidade Unirg. A etapa será ainda transmitida pela Rádio Apug, que pode ser acessada no site www.apugssind.com.br e no aplicativo Apug no GooglePlay.

O Curso de Extensão FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA, está abordando até dezembro de 2022, temáticas da Região Norte do Brasil e, por isto, subintitula-se NORTIDADES BRASILEIRAS. Em cada semestre, o participante receberá um Certificado de 30 horas que poderão ser contabilizadas por acadêmicos e alunos do Ensino Médio como Atividades Extracurriculares, além, é claro, de cumprir sua finalidade principal: a de possibilitar reflexões através da Arte.

O Curso é destinado a qualquer pessoa da comunidade acadêmica e estudantil da cidade de Gurupi e cidades vizinhas. Assim quem estiver interessado, pode convidar companheiro ou companheira, filhos, amigos, pais para participar e debater a Filosofia na Literatura e no Cinema, por meio das exibições dos filmes temáticos.

Cada Etapa é composta de SEIS ENCONTROS, seguindo a metodologia: 1) Apresentação das credenciais do filme; 2) Assistência ao filme; 3) Mesa de falas composta de três ou mais professores da UnirG e de outras IES e convidados especiais; 4) Debate livre. Como está sendo realizado remotamente, devido a pandemia, o número de vagas ofertadas são ilimitadas, conforme o limite de participação no MEET.

Já passaram pelo Curso de Extensão em Filosofia, Literatura e Cinema, mais de 1200 pessoas, entre acadêmicos, professores, alunos da Rede Pública do Estado e do Município, além de convidados que reforçaram e abrilhantaram os debates pós exibição.

Convidados: Hélio Brito e Marcelo Silva

Donos de extensos currículos, os dois cineastas são figuras importantes da cultura tocantinense, com várias obras publicadas e atividades diversificadas. Confira o currículo simplificado de cada um.

Hélio Brito

Hélio Brito nasceu em Porto Nacional, passou a adolescência em Gurupi e a juventude em Goiânia. Voltou para o Tocantins em meados de 1990 para montar uma Produtora de Vídeos Publicitários, chamada ‘BemTVideo’. No final de 1979 iniciou suas primeiras produções: ‘Conceição My Love’ (1983), ‘Cinzas da Quarta-Feira’ (1984) e ‘Gurupi Or Not Gurupi’ (1986). Em 1986 foi um dos roteiristas do Documentário ‘Caminho das Onças’, dirigido por Sérgio Sanz.

Nos últimos dez anos (2010/2020) produziu cinco novos trabalhos, sendo dois documentários e três ficções: ‘Padre João da Boa Vista’ (Doc, 2013, filmado em Tocantinópolis); ‘Araguaia Para Sempre’ (Doc, 2014, filmado em Goiás e Tocantins); ‘A Mala dos Peixes Graúdos’ (Ficção, 2015, filmado em Palmas, como episódio do longa-metragem ‘Palmas, Eu Gosto de Tu’); ‘Um Lagarto a Caminho do Bonfim’ (Ficção, 2013, filmado em Palmas); ‘A Massa Que Faz o Pão’ (Ficção, 2018, filmado em Porto Nacional).

Filmes

Conceição My Love (Ficção, 1983, filmado em Conceição do Araguaia/PA);

Cinzas da Quarta-Feira (Ficção, 1984, filmado em Gurupi/TO);

Gurupi Or Not Gurupi (Doc, 1986, filmado em Gurupi/TO);

Ligeiramente Grávidas, Uma Transa Brasiliana (Doc, 2009, filmado em Porto Nacional/TO);parte 1 e parte 2;

Araguaia Para Sempre (Doc, 2014, filmado em Goiás e Tocantins);

A Mala dos Peixes Graúdos (Ficção, 2015, filmado em Palmas/TO);

A Massa Que Faz o Pão (Ficção, 2018, filmado em Porto Nacional/TO).

Atualmente, o cineasta se prepara para produzir uma série de cinco capítulos intitulada ‘Bernardo Sayão e a Estrada de Papel’, contemplada no Edital Prodav de TVs Públicas de 2018 (Ancine/FSA/EBC/BRDE). Pretende também finalizar o curta ‘Uma Pessoa Chamada Fernando’, gravado em 2006, em Palmas, com o ator e produtor goianiense Odilon Camargo. E ainda, pretende gravar um CD com algumas composições próprias, que se chamará Pequi Freud.

Prêmios e seleções em Festivais:

Prêmio de Melhor Filme para o curta’“A Massa Que Faz o Pão’ no 13º Festival Chico – Júri Popular.

Seleção oficial dos curtas: ‘Conceição My Love’ e ‘Cinzas da Quarta-Feira’ na Mostra Manifesto, em Goiânia e, a partir desse evento, foram convidados para participar do 39º Festival internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana – 2017, em um evento paralelo chamado ‘Muestra Discursos y Deconstrucciones’, dedicada a exibir filmes experimentais que buscam novas formas de linguagem cinematográfica.

Marcelo Silva

Publicitário e cineasta, o paranaense Marcelo Silva, de 48 anos, comanda as agências Public e BR 153. Sua filmografia conta com quatro documentários de média metragem, sendo um contemplado no programa do DOCTV, com circulação em vários países. Enquanto cineasta,

Marcelo Silva frequentou o curso de documentário da Escuela Internacional de Cine yTelevisión em Cuba

Jornalista militante em Palmas há mais de 30 anos, tendo passado pela maioria dos veículos de comunicação da Capital, sendo o ultimo a rádio CBN. Atuou também com redator publicitário em diversas agências, sendo atualmente diretor e planejamento da Agência Public. Ocupou cargos públicos de secretário de comunicação de Palmas e diretor de comunicação da Câmara de Vereadores. Também é documentarista, com especialização de documentários em Cuba e consultor de marketing politico, com MBA pela George Whasington Universal/Fama Business, em Brasilia. Estudo leras é formado em Direito pelas Faculdades Objetivo.

O link para acessar o google meet é:

https://meet.google.com/uqx-xmuz-aig