O Curso de Pesquisa e Extensão FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA: ÉTICA abre inscrições para a sua I ETAPA deste 2º semestre de 2024. Serão realizados seis encontros, conforme CRONOGRAMA abaixo, em dias letivos salteados, de 2ª a sábado, durante o semestre, totalizando 30 horas.
O Projeto compreende 4 etapas com exibição de filmes para a reflexão de temas atuais da ética filosófica e se destina à comunidade acadêmica em geral (professores, funcionários e acadêmicos da UnirG e outras IES) e a quem mais interessar.
É comum, mediante o poder de comunicação das redes sociais, as pessoas darem palpites sobre questões que merecem serem tratadas com seriedade. O comparecimento rápido de fatos graves em noticiários, dramas humanos incalculáveis, sofrimentos, isolamentos, individualismos exacerbados, exclusões e preconceitos, não contribuem necessariamente para uma consideração melhor da realidade que tange as existências. No nível político-econômico, crescem as ameaças à vida democrática. Tornou-se elegante mostrar a sinceridade de ser mau, de ser preconceituoso, de ser in-hospitaleiro, de gostar das fronteiras, de ser eugenista. Coisas que se julgavam sepultadas pelo julgamento da história, retornam e congregam pessoas numa militância do ódio. De outro modo, crescem o fundamentalismo religioso e as intolerâncias religiosas. É neste sentido que Carolin Emke escreve sobre o ódio, Han sobre o poder e a violência, Donatella di Cesare requer uma filosofia da migração, Benda pontua a traição dos intelectuais, Rancière pensa sobre o ódio à democracia, Arendt sobre a violência e a derrocada da ética, Haidt sobre a mente moralista que segrega pessoas por política e religião, Harari sobre a necessidade de comunhão dos povos e a ascensão do humano à divinização de si, Terestchenko sobre a ainda existente prática da tortura, Lipovetsky sobre a planura da estetização do mundo na era do capital, Chomsky sobre o lucro em detrimento das pessoas, Landsberg sobre a morte, Dubet sobre as desigualdades. E a lista seria infinita.
Há, em profusão, como sempre houve, pensadores da Ética na atualidade. Eles estão à espera de leitores e seus diálogos. O curso aqui em questão quer ser uma ocasião deste diálogo.
Este projeto quer dialogar com os filósofos da Ética, buscando, na arte cinematográfica e literária, ocasiões de sua atualidade.
Confira o CRONOGRAMA:
I Encontro – 03/09/2024 – (terça-feira)
Documentário: Laços de um cordel: “Seu Riba” e a batalha do céu. (Tocantins, Brasil, 2024. Direção: Fernando França; direção de arte: Kassio Dionísio; roteiro: Fernado França; atores: Lettícia Japiassú, Romário Cosme, Raimundo Oliveira, Thaynara Oliveira; locução: Adailson Costa).
Tema: Arte e Ética.
Mesa: José Carlos de Freitas (UnirG) Fernando França (IFTO), Kassio Dionísio, Romário Cosme, Raimundo Oliveira, Thaynara Oliveira (todos do IFTO) e Fabiano Donato Leite (professor aposentado da UnirG).
II Encontro – 09/09/2024 – (segunda-feira)
Filme: Nise: no coração da loucura (direção de Roberto Berliner, Brasil, 2015).
Tema: Loucura e arte como terapia
Mesa: Rafael Silva Oliveira
III Encontro – 21/10/2024 – (segunda-feira)
Filme: No ritmo do coração (direção de Siân Heder, EUA, 2021).
Tema: O direito à educação para quem é premido à sobrevência pelo trabalho.
Mesa: Edna Maria Cruz Pinho e Maria Wellitania Oliveira
IV Encontro – 21/11/2024 – (quinta-feira)
Filme: Homem irracional (Irrational man) – (direção de Woody Allen , EUA, 2015).
Tema: Éticas tradicionais e contemporâneas e o problema do mal.
Mesa: José Carlos de Freitas
V Encontro – 22/11/2024 – (sexta-feira)
Filme: Bia e Mada (direção de Dagmar Talga, Brasil, 2024).
Tema: Fé e engajamento social.
Mesa: Paulo Henrique Costa Mattos
VI Encontro – 29/11/2024 – (sexta-feira)
Filme: Pai nosso? (direção de Jason Blum, EUA, 2022).
Tema: Paternidade sob o poder da tecnologia – bioética.
Mesa: Rafael Silva Oliveira
Observação importante: Ao realizar a inscrição, digitar o nome inteiro, sem abreviaturas, com acento se houver e em maiúsculas. O nome apresentado será o usado para os certificados. Cuidar para não digitar errado.