Nesta terça-feira, dia 17 de maio de 2022, em razão do Dia Internacional de Combate à Homofobia, o Curso de Extensão FILOSOFIA, LITERATURA e CINEMA realizou uma Sessão Especial, exibindo o filme Valentina (Direção de Cássio Pereira dos Santos, MG/DF, Brasil, 2020), colocando em foco a Luta pela cidadania trans. A mesa foi composta pelo Prof. José Carlos de Freitas, situando a homofobia na constrição entre filosofia da identidade e filosofia da diferença. O evento contou com palavras de testemunho do egresso de Artes cênicas do IFTO e policial penal Natan e considerações do prof. Paulo Henrique Costa Mattos.
Deixamos aqui o agradecimento especial a Dona Josilene que dispôs a preparar pipoca e suco, certamente, fazendo o encontro ser bem melhor. Agradecimento também a meus alunos do 1º e 9º períodos do Direito e aos alunos regularmente matriculados na IV Etapa do projeto. De mesma forma, agradecimento aos convidados Victtorhugo, Bismark, Luan e à APUGSSind pelo apoio.
O filme Valentina conta o drama de uma menina trans e sua luta para poder frequentar uma escola da pequena cidade de Estrela do Sul, com seu nome social. É uma história de exercício de direitos só ossível com lutas e resistência. A história termina com o objetivo alcançado, apesar de, na vinheta final, o produtor deixar testemunhado que 82% dos alunos trans, no país, se evadem da escola, não conseguindo ter sua escolaridade completa e que a expectativa de vida das pessoas trans, no país, é de 35 anos.