Na segunda-feira, dia 21 de outubro de 2024, o Curso de Pesquisa e Extensão exibiu o filme No ritmo do coração (Coda, direção de Sian Heder, EUA, 2021), discutindo o tema O direito à educação para quem é premido ao trabalho.
A mesa foi composta pela Professora Mestra EDNA MARIA CRUZ PINHO (UnirG/IFTO) que pontuou o filme em seus múltiplos exemplos para falar de inclusão/exclusão quando se trata de acesso à educação. O filme narra a vida de uma jovem, nascida numa família de surdos, sendo a única que podia ouvir e era sobrecarregada com tarefas laborais excessivas para fazer a integração de família no mundo “normal” que permitisse a sua sobrevivência numa cidade pesqueira. Descoberta com incrível talento para a música, contemplada com bolsa de estudo na universidade, vive o conflito de seguir sua própria vida e deixar os seus no desamparo. De outro lado, a comunidade pouco se envolvia com os problemas de sua família, marcada pela deficiência auditiva.
O filme é exemplar para provar que a vida pessoal de cada indivíduo é determinante em relação às escolhas educacionais e os sacrifícios empreendidos nunca são iguais para todos.
A equipe agradece a presença de Vãnia, Victtorhugo e um jovem do Ensino médio, únicos a se fazerem presentes.