Curso de Filosofia, Literatura e Cinema completa 11 anos exibindo documentário sobre os Krahô
O Curso de Extensão Filosofia, Cinema e Cinema, oferecido pela seção sindical Apug-Ssind e os Cursos de Educação Física, Direito, Letras, Pedagogia e Psicologia da Universidade Unirg está comemorando 11 anos de existência e para fechar mais uma edição anual e a etapa de 202o do Tema Central Nortidades, que acontecerá até 2021, os coordenadores estão preparando para a sexta e última edição do semestre em curso, um encontro especial, debatendo o tema: Cultura e Vivência do Povo Krahô, com a exibição do filme Hotxuá, direção de Leticia Sabatella e Gringo Cárdia, Brasil, 2009).
Na mesa, sob a mediação do coordenador geral e idealizador do projeto de extensão, prof. José Carlos de Freitas, tendo como convidados especiais o professor Renato Yahé Krahô, diretor da Escola Indigena 19 de Abril/CEEI-TO, além da profa. Marcilene de Assis Alves Araújo, da Unirg e a profa. Francisca Martim Cavalcante, da UNITPAC.
O documentário Hotxuá é um registro poético sobre a tribo indígena Krahô, um povo sorridente que designa um sacerdote do riso, o hotxuá, para fortalecer e unir o grupo através da alegria, do abraço e da conversa. Acompanhando o dia-a-dia da aldeia no Norte do Brasil, o filme colhe depoimentos dos índios, em sua língua nativa e em português. Eles falam sobre as crenças e o estilo de vida que sustentam e mantêm essa sociedade feliz cuja concepção de mundo é o equilíbrio entre forças opostas e o respeito à diversidade. O filme que será exibido na abertura do VI Encontro está disponibilizado no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=po5nkwrN4mY
O idealizador do projeto de extensão e um dos coordenadores, professor José Carlos de Freitas explica que durante todo esse tempo, muitos colegas professores e acadêmicos, da Unirg e de outras instituições de ensino superior de Gurupi participaram dos encontros. “Com temas variados a cada semestre, discutimos várias áreas do conhecimento, via Filosofia, Literatura e Cinema, abrindo uma perspectiva de conhecimento, debatendo o pensamento e filmes que retrataram e retratam nossa história, nossa existência, contando com a participação efetiva de quase duas mil pessoas, nesses 11 anos de existência do projeto”, disse José Carlos.
Para o coordenador, independente desta “nova” realidade, com praticamente todos os eventos sendo realizados de forma remota, o Curso de Extensão também se adaptou e está mantendo o padrão geral e o interesse de pessoas interessadas em debater cinema com filosofia. “A Apug, que abraçou este projeto e posteriormente a Universidade que institucionalizou o Filosofia e Cinema, que depois foi ampliado para Filosofia, Cinema e Literatura, nossos sinceros agradecimentos e que possamos continuar por muitos anos, enquanto houver pessoas interessadas em debater e entender que Cinema é muito mais que entretenimento, mas sim espaço para reflexão e transformação da nossa sociedade, conhecendo a realidade que nos rodeia”, finalizou.
A sexta e última etapa acontece às 19h30min, mas o link estará disponivel minutos antes e poderá ser ouvido também pela Rádio Apug, no site www.apugssind.com.br, pelo aplicativo Apug que pode ser baixado no GooglePlay e no facebook Apug Ssind que vai transmitir ao vivo o encontro deste sábado (28/11).
Reportagem de Gilberto Correia da Silva
http://apugssind.com.br/curso-de-filosofia-literatura-e-cinema-completa-11-anos/