Filosofia e Educação

Estão disponibilizados, aqui, os textos, slides e vídeos pertinentes à disciplina FILOSOFIA da ÁREA COMUM das LICENCIATURAS. Aproveite.

I – TEXTOS

1. A educação no pensamento de Sócrates (PAGNI e SILVA)
2.1. Critão (Platão)
2 . O desejo de sabedoria e a Paideia justa em Platão (SILVA e PAGNI)
2.1. Banquete (Platão)
2.2. República (Platão)
3. O conhecimento e a formação humana no pensamento de Aristóteles (CUNHA)
3.1. Da eugenia e da educação – In: Política (Aristóteles)
4. Sobre o papel do mestre e do ensino em Agostinho e Tomás de Aquino (SILVA)
4.1. O mestre (Santo Agostinho)
4.2. O mestre (Santo Tomás de Aquino)
5. Filosofia do sujeito, pedagogia da razão e educação da infância em René Descartes (GELAMO)
5.1. O discurso do método (René Descartes)
5.2. Das coisas que se podem colocar em dúvida (René Descartes)
6. A educação do Emílio – E Sofia? A educação da mulher (Danilo R. Streck)
6.1. Emílio – Livro I (Jean-Jacques Rousseau)
6.2. Ensaio sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (Jean-Jacques Rousseau)
7. Iluminismo, pedagogia e educação da infância em Kant (PAGNI)
7.1. Resposta à pergunta: o que é o “Esclarecimento”? (Immanuel Kant)
7.2 Sobre a Pedagogia (Immanuel Kant)
7.3. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita (Immanuel Kant)
8. Nietzsche, no limiar da educação contemporânea: crítica à cultura, formação do gênio e infância na educação filosófica (GELAMO e PAGNI).
8.1. Dos preconceitos dos filósofos (Nietzsche)
8.2. O problema de Sócrates (Nietzsche)
8.3. Os três devires (Nietzsche)
8.4. Schopenhauer como educador (Nietzsche)
9. John Dewey (NETO e SERENO)
9.1. Filosofia da educação e educação filosófica, segundo John Dewey (PAGNI e BROCANELLI)
9.2 Os impasses do humanismo e a “crise da educação” (Paulo Ghiraldelli Jr.)
9.3. Trabalho e lazer (John Dewey)
9.4. Filosofia da educação (John Dewey)
9.5. Educação tradicional versus educação progressiva (John Dewey)
9.6. Mudanças nas concepções de filosofia (John Dewey)
10. Educação no pensamento da Escola de Frankfurt
10.1. A crítica da cultura e os desafios da educação após Auschwitz: uma leitura a partir da Teoria Crítica da escola de Frankfurt (PAGNI e SILVA)
10.2. Educação e emancipação (Theodor Adorno)
10.3. Educação após Auschwitz (Theodor Adorno)
10.4. O conceito de Esclarecimento (Adorno/Horkheimer)

II – SLIDES

1 – A educação no pensamento de Sócrates
2 – O desejo de sabedoria e a paideia justa em Platão
3 – O conhecimento e a formação humana em Aristóteles
4 – Sobre o papel do mestre e do ensino em Agostinho e Tomás de Aquino
5 – Filosofia do sujeito, pedagogia da razão e educação da infância em René Descartes

5.1. Discurso do método – Quarta parte (René Descartes)

5.1. Das coisas que se podem colocar em dúvida (René Descartes)

5.3. Epistemologia Cartesiana
6 – Pedagogia, educação da infância e futuro do homem: por que ler Rousseau hoje?
7 – Iluminismo, pedagogia e educação da infância em Kant
8 – Nietzsche, no limiar da educação contemporânea: crítica à cultura, formação do gênio e infância na educação filosófica
9 – Filosofia da educação e educação filosófica, segundo John Dewey
10 – A crítica da cultura e os desafios da educação após Auschwitz: uma leitura a partir da Teoria Crítica da escola de Frankfurt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *