Neste sábado, dia 5 de novembro, ocorreu o IV Encontro da I ETAPA “GÊNERO e DIREITOS HUMANOS” do Curso de Extensão FILOSOFIA e CINEMA – TEORIA DA COMPLEXIDADE, com a exibição do filme Minha vida em cor de rosa (Ma vie en rose), direção de de Alain Berliner, Bélgica/França/Reino Unido, 1997.
O filme serviu para a abordagem dos seguintes subtemas: A diversidade sexual; Complexidade e sexualidade; O garoto gay na escola. Por que ensinar Gênero na escola?
A mesa, dirigida pelo acadêmico WANDERSON PEREIRA LIMA (Letras-UnirG), contou com a presença da Profª EDNA MARIA CRUZ PINHO (UnirG/IFTO), do Prof. PAULO REIS (IFTO), da acadêmica PATRÍCIA DE PAULA CARDOSO LIMA (Pedagogia-UnirG) e do professor especialmente convidado ANDRÉ MOURA (IFTO).
O professor ANDRÉ MOURA fez um relato da própria vida, especialmente da sua convivência enquanto criança na fase escolar. Prof. Paulo Reis abordou, brevemente, as diferentes formas da existência gay na sociedade e de sua pesquisa junto a drag-queens. A acadêmica Patrícia relacionou a dramática do filme com os deveres e afazeres da escola no sentido do respeito com as diferenças. Profª Edna também levou as questões do filme para a dimensão da convivência escolar e pedagógica, questionando se não era oportuno um repensar sobre as competências infantis face à formação de identidade sexual da própria criança.
Como nos encontros anteriores, o filme suscitou debates e questionamentos, identificando outras esferas, como a economia e a religiosidade, interferindo no processo educacional e familiar.
A todos os que compareceram, nossa gratidão.
O próximo encontro está previsto para o dia 19 de novembro.